Quando os esportistas precisam realizar um teste de esforço?

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

O grupo dos esportistas é caracterizado por indivíduos adultos que praticam atividades físicas e esportivas de maneira regular, de moderada a alta intensidade, competindo eventualmente, porém sem vínculo profissional com o esporte, ou seja, não são considerados atletas.

O teste de esforço ou teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Além dos achados do eletrocardiograma durante o esforço físico, este teste permite ainda avaliar o comportamento da pressão arterial, sintomas e aptidão física.
Recomendações para a realização de teste de esforço em esportistas

1- Antes de iniciar atividades desportivas
- Atividade física como lazer, de intensidade leve ou moderada, em indivíduo assintomático e com pelo menos um fator de risco cardiovascular (tabagismo, hipertensão arterial, anormalidades do colesterol, diabetes, entre outros). O indivíduos deverá realizar um teste ergométrico ao iniciar o programa de atividade física.
- Atividade de lazer de alta intensidade, esporte e competição: realizar teste ergométrico ao iniciar o programa de atividade física.
2- A qualquer momento:
Quando o esportista refere dor ou desconforto torácico, início de cansaço ou falta de ar de causa indefinida, palpitação, identificação de arritmias previamente inexistentes, pré-síncope ou síncope (desmaio) relacionadas a exercício ou elevação da pressão arterial em repouso.

Portal do Coração via Portal da Educação Física

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>