O grupo dos esportistas é caracterizado por indivíduos adultos que praticam atividades físicas e esportivas de maneira regular, de moderada a alta intensidade, competindo eventualmente, porém sem vínculo profissional com o esporte, ou seja, não são considerados atletas.
O teste de esforço ou teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Além dos achados do eletrocardiograma durante o esforço físico, este teste permite ainda avaliar o comportamento da pressão arterial, sintomas e aptidão física.
Recomendações para a realização de teste de esforço em esportistas
1- Antes de iniciar atividades desportivas
– Atividade física como lazer, de intensidade leve ou moderada, em indivíduo assintomático e com pelo menos um fator de risco cardiovascular (tabagismo, hipertensão arterial, anormalidades do colesterol, diabetes, entre outros). O indivíduos deverá realizar um teste ergométrico ao iniciar o programa de atividade física.
– Atividade de lazer de alta intensidade, esporte e competição: realizar teste ergométrico ao iniciar o programa de atividade física.
2- A qualquer momento:
Quando o esportista refere dor ou desconforto torácico, início de cansaço ou falta de ar de causa indefinida, palpitação, identificação de arritmias previamente inexistentes, pré-síncope ou síncope (desmaio) relacionadas a exercício ou elevação da pressão arterial em repouso.
Portal do Coração via Portal da Educação Física