Descanso é bom e o corpo agradece!

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

Que exercícios físicos fazem bem à saúde todo mundo já está “careca” de saber. Porém, tudo em excesso prejudica! Mesmo aquela atividade que nos proporciona imenso prazer e sensação de bem-estar, se for realizada de forma demasiada leva a musculatura, articulações e tendões ao stress desnecessário, contribuindo de forma negativa para o rendimento. Nem tudo obedece a expressão popular “quanto mais, melhor”.

Existe um princípio do treinamento desportivo que se chama Densidade. De acordo com o Professor Ms. Ricardo D´Angelo, “…em todo treinamento existem dois parâmetros – a carga ou estímulo e a pausa ou recuperação. Como já mencionado, a carga produz um desajuste dos sistemas e durante a recuperação, por meio da reação do organismo, ocorre a adaptação e supercompensação. Essa recuperação demanda um tempo de repouso, ou diminuição da carga, para produzir todos os efeitos regenerativos e supercompensatórios. Essa relação temporal entre a aplicação da carga e a recuperação denomina-se Densidade. A correta utilização dessa relação determina a eficácia do treinamento.”

Portanto, siga corretamente sua planilha de treino de acordo com o que foi traçado, inclusive o repouso, e tenha sucesso no esporte que você escolheu para melhorar sua qualidade de vida.

Por: Prazeres Souza
Fonte: Minuto Esportes/Blog Prazeres Souza

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>